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Entenda a técnica Upselling

O que é Upselling?

O Upselling, ou Upsell, se resume em técnicas para alavancar as vendas. Funcionando tanto em plataformas digitais quanto em negociações do dia a dia. Basicamente, a ideia é fazer com que o seu cliente não compre apenas o produto que intencionava a princípio, mas perceber o benefício de agregar outros produtos ou serviços nesta venda, usando ferramentas de tecnologia e táticas mais voltadas ao apelo psicológico do comprador.

Momento de finalizar a venda.

O termo Upsell se propagou devido a este primeiro assunto que abordaremos agora. Após finalizar a venda, aproveite a sensação do seu cliente para expandir sua negociação. Pesquisas informam que após a compra, o setor límbico do cérebro fica mais propenso a executar outras decisões de aquisição, este fato deve ser aproveitado. Para isso, ofereça mais alguma coisa após a venda. Mas lembre-se, após a venda, pois se oferecer antes poderá criar um conflito ou confusão e não vender nada. Se tratando de internet, já existem ferramentas que, com apenas um clique, o cliente pode incluir outros produtos na compra. Não havendo a necessidade de preencher novamente um formulário. Para meios físicos, o cartão pode ser passado novamente, ou outras formas de pagamento comportam bem uma inclusão de compra.

Recursos de marketing.

Velhas ferramentas do marketing nunca saem de moda. O uso do call to action deve ser criativo e agressivo, direcionando o cliente para a próxima ação a ser tomada. “Compre agora mesmo” ou “aproveite as últimas unidades” podem representar o apelo que faltava para uma decisão de compra. Devido ao grande uso destas técnicas, é recomendado uma linguagem menos apelativa mas com o objetivo de expressar o mesmo fator.

Se tratando de comercio digital, o uso de cores e simbologia são responsáveis por deixar o cliente à vontade e mais propenso à compra. Faça testes para saber o que funciona melhor na sua página e deixe os ícones de certificados de segurança bem visíveis e estrategicamente posicionados.

Utilizar a sensação de escassez pode auxiliar no aumento de vendas, para isso alguns sites colocam o número de unidades disponíveis, fazendo com que o cliente não pense duas vezes se achar que pode ficar sem o seu produto. Esta técnica funciona tanto em plataformas digitais quanto em vendas presenciais. Mas tenha cautela no uso, sempre procure agir com de forma idônea e com verdade.

Produtos recomendados.

Ao visitar uma página de produto ou verificar um produto no varejo, o cliente pode se deparar com um negócio muito vantajoso na opinião dele. Utilize áreas próximas para oferecer artigos relacionados àquela compra, ou que sejam relevantes de alguma maneira. 

Avaliar os hábitos de consumo ajuda a entender melhor quais produtos são mais aceitos para cada tipo de usuário em cada momento da compra.

Ofertas.

Às vezes até compramos algo sem ter necessidade, só porque o preço era realmente atraente. É natural criarmos interesse em algo que pareça uma oportunidade ou vantagem. Surpreenda o seu cliente com descontos, cupons, brindes e outros agrados.

O marketing digital é a solução.

A maneira certa de executar ações de Upselling é por meio dos recursos de marketing digital disponíveis. Trabalhe o aspecto psicológico da experiência do seu consumidor para poder vender mais gastando menos e coloque em uso as técnicas acima, que são quase uma “guerrilha” do comércio online — e realmente funcionam.

Outros recursos de marketing podem te ajudar a tornar sua atividade mais lucrativa. Fale conosco para aumentar as suas vendas e comece já a revolucionar o seu negócio!

Porque criar relevância na Internet?

Compramos de quem confiamos. Hoje, com a internet tomando proporções gigantes, não podemos mais ignorar o potencial deste segmento de mercado. O público está buscando cada vez mais informações, comprando, interagindo, conhecendo, através de redes sociais, vídeos, sites, blogs, entre outras plataformas.

Para uma empresa manter-se competitiva, é fundamental boa reputação e estar presente na vida de seu público. Não basta apenas ter um website, deve-se fornecer informações, interessar, criar admiração, interagir, formar opinião e criar relacionamento.

Como você se relaciona hoje com sua audiência? Você sabe quem são os seus clientes? Seus hábitos de consumo? Seus comportamentos? Suas profissões?

Um ponto importante do Marketing Digital para empresas é o fato de você poder construir uma audiência que realmente deseja consumir seu produto/solução e se relacionar com ela até fidelizá-la. Além disso, você pode organizar esses contatos, seja por meio de emails cadastrados, assinantes de uma newsletter ou até mesmo fãs no Facebook. Com o passar do tempo, essa audiência se tornará um ativo fundamental para a empresa.

Esse é um assunto que estará cada vez mais presente em sua vida, este post foi apenas uma pequena reflexão, mas estaremos sempre tocando neste assunto e conversando sobre isso. Caso queira falar mais sobre presença digital, nos colocamos inteiramente a disposição.

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